
Audi Q5 Ambition 2018
Audi Q5 Ambition 2018
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A principal diferença é a capacidade da tração ser distribuída, automaticamente, 100% para a dianteira, o que melhora o consumo de combustível. Quando necessário, usando a leitura de oito unidades eletrônicas (ABS, motor, transmissão, tração, direção, suspensão, reboque e injeção), a distribuição varia entre os eixos. Para controlar isso no painel, a variação depende do modo de condução escolhido (off-road, Comfort, Eco, Dynamic, além da Individual e auto).
O novo Q5 é maior que o anterior. São 3,4 cm a mais de comprimento e 1,2 cm no entre-eixos. Mesmo assim, ele é até 50 kg mais leve, sendo 20 kg só na estrutura, que usa aços de formação a quente e de alta resistência. Ainda na estrutura, a suspensão traseira usa o mesmo sistema da dianteira, independente five link.
Quem já conhece o A4 e A5 se sente em casa no Q5. Afinal, é a mesma plataforma, motor e câmbio, mas em uma carroceria de SUV, com maior altura do solo e espaço interno para os passageiros. O desenho do painel é praticamente o mesmo, inclusive a tela de TFT no lugar do painel de instrumentos e a central multimídia com tela de 8,3″ com controles no console central. Acabamento é bem feito, com cuidado e sem exageros, seguindo a escola alemã, e o painel do ar-condicionado de 3 zonas tem sensor de movimento. No porta-malas, são 550 litros de capacidade, ou 1.550 l com bancos totalmente rebatidos.
O desempenho soa familiar. Nem parece que estamos em um carro com mais de 1.700 kg, já que a resposta imediada de força empurra o Q5 em acelerações e retomadas. E olha que ainda não é o SQ5, prometido para novembro com seu motor V6 TFSI de 353 cv. Mesmo assim, é bem suave e linear, como o público deste segmento deseja. Quer andar rápido? Ele responde. Quer apenas levar a família para um passeio? Também faz. Assim como os…A4 e A5.
O melhor (e diferecial) do Q5 está na suspensão. Além de mais alta, para encarar trajetos mais “desafiadores”, filtra melhor o que passa ao interior, mesmo usando as rodas de 20″ com pneus 255/45. Com a melhoria no sistema da traseira, o Q5 é estável até em pisos ruins. Não tivemos a oportunidade de testar o sistema em velocidade de estrada, mas faremos isso assim que o carro chegar para um teste completo. O sistema adaptativo, a ar, estará disponível para a versão blindada, que chega ao Brasil nos próximos meses por R$ 354.990 e terá proteção 3A de fábrica.
Valores
O Q5 2018 chega ao Brasil em três versões, sempre com o mesmo conjunto de motor 2.0 TFSI de 252 cv, câmbio S-Tronic de 7 marchas e tração quattro. A Attraction (R$ 244.990) oferece faróis de xenônio, câmera de ré, central multimídia com tela de 7″, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, bancos elétricos, navegador GPS, espelhamento de smartphones, seletor de modos de condução e rodas de 18″.
A versão Ambiente (R$ 274.990) adiciona pacote visual Sport, com para-choques e detalhes esportivos, painel de instrumentos em TFT, rodas de 19″, assistente de estacionamento, porta-malas elétrico, teto solar panorâmico, ar-condicionado de 3 zonas e partida sem chave. A Ambition, testada aqui, custa R$ 292.990, e adiciona o pacote exterior em preto brilhante, rodas de 20″, faróis em LED, interior com luzes customizadas e assistente de farol alto.
Opcionais? Sim. Disponíveis a partir de setembro, os sistemas semi-autônomos de condução chegarão ao Q5. Por R$ 6.500, adiciona o assistente de tráfego reverso, onde o condutor é avisado caso tenha um carro no sentido contrário, o alerta de ponto cego nas saídas de vagas e o Pre Sente, que percebe o risco de colisão e prepara o ambiente para o menor efeito nos passageiros. Há ainda o Assistance Tour, de R$ 12.600, com o piloto automático adaptativo, assistente de faixa e o de tráfego, que acelera e freia automaticamente até os 65 km/h.