
AUDI A4 x JAGUAR XE: COMPARATIVO
AUDI A4 x JAGUAR XE: COMPARATIVO
Sedã alemão se renova e aposta em conforto para alcançar Mercedes C. Concorrente inglês mira em receita do BMW Série 3 para emplacar.






Parece um Corolla
O sedã inglês é mais ruidoso - e isso vale para qualidades e defeitos. O motor 2.0 de 240 cv de origem Ford tem um som mais encorpado do que o propulsor de mesma cilindrada e 50 cv a menos da Audi, que mais faz lembrar um Toyota Corolla.
Por outro lado, o funcionamento do A4 é consideravelmente mais silencioso do que o do XE. Praticamente não se ouve o motor funcionando, isso graças não só à mansidão do 2.0 alemão, mas também ao excelente trabalho no isolamento acústico do A4.
Enquanto isso, no XE ouve-se a suspensão trabalhando, o motor roncando e até o clique dos botões da central multimídia ao realizar um comando. Sinal de que falta um tanto de refinamento na montagem.
Como andam?
O silêncio do A4 ao rodar combina com o comportamento "pacato" do sedã. O Audi é voltado para o conforto, enquanto o XE tem uma pegada bem mais esportiva.
O A4 preza por uma direção leve, e a suspensão de 5 braços (nas 4 rodas) faz um ótimo trabalho ao filtrar as imperfeições do solo. Os modos de direção, porém, conseguem dar algumas variações ao volante. No modo Efficiency, voltado para a economia de combustível, o carro chega a lembrar o desempenho de um modelo com motor 1.4.
No Dynamic, por outro lado, o desempenho agrada. Aí que aparece a excelente transmissão S-Tronic, de dupla embreagem e sete marchas. Com ela, as trocas são praticamente imperceptíveis. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos.
O Jaguar tem comportamento contrário. Dono de uma suspensão mais dura e direção mais precisa, o XE empolga mais ao volante. Apesar de ter os controles de tração e estabilidade, os auxílios eletrônicos são um tanto permissivos, deixando a traseira escorregar um pouco, arrancando sorrisos do motorista que gosta de uma tocada mais dinâmica.
Segundo números de fábrica, o XE vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, ou 0,5 segundo mais rápido do que o Audi. Outro ponto interessante é que o modo mais esportivo do Jaguar é mais intenso do que no A4, desde a iluminação vermelha do quadro de instrumentos até a diferença na sensibilidade do pedal do acelerador.
Andar mais, porém, tem suas desvantagens. No consumo, o Audi se saiu bem melhor. Com o dois carros no modo mais econômico, o XE registrou 7,7 km/l na cidade, contra 9,6 km/l do Audi. Na estrada, a diferença foi menor, de 13,1 km/l no A4, contra 12,6 km/l no Jaguar.
Um ponto em que o Jaguar vai mal é a altura em relação ao solo. São apenas 11 cm. Muito baixo, o sedã raspa a dianteira e o assoalho em praticamente qualquer valeta ou saída de garagem, mesmo triplicando a dose de cuidado.
Salas de estar
Em porte e espaço interno, os dois sedãs se equivalem. Apesar de ser 6 cm mais comprido (veja ficha técnica), com 4,73 m, o A4 é 2 cm menor no entre-eixos, com 2,82 m. Porém, a sensação de espaço no A4 é maior do que no XE. Isso porque o Jaguar tem teto mais baixo e túnel central mais alto, para acomodar o eixo cardã da tração traseira.
Os bancos de couro de ambos trazem espuma de boa densidade, e contam com amenidades como tomada 12V, descanso para os braços com porta-copos e saídas de ar-condicionado (no caso do Audi, há controle de temperatura).
No porta-malas, nova vantagem para o A4. Ali vão 480 litros, contra 455 litros no XE. O compartimento do Audi é iluminado por LED. Já o Jaguar traz uma pequena lâmpada convencional.
Conclusão
O Audi A4 evoluiu muito nesta nova geração. O sedã alemão melhorou nos pontos em que era mais vulnerável diante da concorrência. O design se tornou contemporâneo, o câmbio CVT foi trocado pela ótima transmissão S-Tronic, apurando a dirigibilidade, enquanto o espaço interno aumentou e a lista de equipamentos ficou mais recheada.
Por outro lado, o desafiante inédito da Jaguar traz praticamente tudo que um fã de carros esportivos gosta. Motor potente, prazer ao dirigir e suspensão firme. Tudo isso com um visual arrebatador, digno de fazer pescoços virarem por onde ele passa.
Com origens tão distintas, é simples explicar a vitória fácil do A4 neste embate. Embora o Jaguar ande mais, o Audi anda melhor. Não fica devendo tanto em desempenho, mas compensa com sobras no conforto ao rodar, na lista de equipamentos e principalmente no preço.
Por: André Paixão / Matéria Extraída de: http://goo.gl/t6O7Tb