
COMO ESCOLHER UM BLINDADO SEMINOVO COM SEGURANÇA!
COMO ESCOLHER UM BLINDADO SEMINOVO COM SEGURANÇA!
Veja algumas dicas simples para comprar um seminovo blindado com segurança e não errar na compra!
A solução para seu caso por ser um blindado seminovo. Ao contrário do que se prega no mercado, a blindagem não tem prazo de validade. A parte opaca, que envolve a proteção da carroceria, não degrada.
Já os vidros representam a parte mais frágil desse processo. Dependendo do tipo, podem delaminar (soltar a camada interna de policarbonato) ou perder a transparência. Mas, enquanto isso não acontecer, ele estará totalmente apto a proteger seus ocupantes.
Como avaliar um blindado usado?
1. O primeiro passo é procurar carros cuja blindadora seja renomada, por indicação de conhecidos que já tenham tido uma boa experiência com seus produtos. Basta checar o nome da empresa no Certificado de Blindagem, que todo veículo deve ter. Aliás, dê preferência a unidades que já têm a descrição da blindagem no documento do veículo, obrigatória desde 2008.
2. Cheque o acabamento interno. Parafusos colocados no meio das forrações de porta ou nos revestimentos de coluna, de forma aparente e descuidada, já revelam que a blindadora não era boa ou foi feita uma manutenção em oficina de baixa qualidade.3. Verifique se o veículo não tem cheiro de umidade, que pode afetar a durabilidade da aramida. Confira a parte de baixo dos tapetes e o porta-malas. Procure sinais de entrada de água nas portas e em volta do para-brisa.
4. Teste os vidros dianteiros. Podem subir e descer mais lentamente, mas não devem parar no meio do caminho ou ter a velocidade de subida drasticamente diminuída. Mas lembre que, em geral, a janela abre só 75% do que abria antes da blindagem.
5. As portas devem estar alinhadas, além de abrir e fechar normalmente. Cheque se elas não encostam na soleira, deixando marcas. Isso pode indicar fadiga das dobradiças ou dano estrutural.
6. Como o veículo foi todo desmontado para ser blindado, verifique o funcionamento de todos os comandos e veja se não há nenhuma gambiarra aparente, com fios e controles à mostra sob o painel.
7. Checagem do sistema de ar-condicionado é fundamental, pois o carro vai trafegar sempre com os vidros fechados.
8. Preste atenção em um detalhe: há veículos cujos vidros apresentam coloração escura (ou ainda azul, verde ou espelhado) integrada ao produto pelo fabricante na hora da produção, e não por películas comuns. Esse tipo de vidro tem reposição quase impossível, pois é originário de pequenos lotes.
9. Verifique se o carro apresenta comportamento firme, sem ruídos dentro da cabine ou em suspensões e sistema de direção, que estão entre os itens que mais sofrem com o aumento de peso. Carros com suspensão pneumática tendem a apresentar problemas em compressores e bolsas de ar e seu nivelamento deve ser testado cuidadosamente. Se estiver torto para um lado, pode haver uma bolsa de ar da suspensão avariada. O câmbio e componentes da tração também sofrem mais trancos, ruídos e folgas e, portanto, devem ser checados com muita atenção.
10. Verifique se os vidros estão perfeitos, sem sinal de delaminação. Bolhas de ar pequenas (1 a 2 cm2) são aceitáveis, mas podem crescer. Hoje, porém, há empresas que fazem reparo de delaminação. Faça um orçamento antes para saber se vale consertar depois da compra.