O A5 já teve o preço e as versões reveladas, mas as entregas só começam em meados de julho. O sedã com jeitão de cupê ficou bem mais tecnológico nesta nova geração. Há um sistema de condução semi-autônoma e o belo quadro de instrumentos configurável. Vendido com motor 2.0 de 190 cavalos ou 252 cv, custa entre R$ 190 mil e R$ 269 mil.
Audi Q5, apresentado no Salão de Paris (Foto: Divulgação)
A Audi já confirmou que o Q5 chega entre o final de julho e agosto. Na comparação com o modelo anterior, ele cresceu. No entanto, está até 90 kg mais leve. Entre as motorizações disponíveis, a principal deve ser um 2.0 de 252 cv, já presente no A4 e no A5.
Audi Q7 e-tron (Foto: Divulgação)
Será o único Audi com motor diesel à venda no Brasil. Ele também traz um motor elétrico. Mais impressionante do que a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos é o consumo de combustível. No padrão americano, o Q7 e-tron é capaz de percorrer 55,6 km com um litro de diesel. O SUV está em fase de homologação aqui no Brasil, e deve concorrer com o Volvo XC90 T8, outro SUV híbrido à venda por aqui.
Audi RS 3 Sedan (Foto: Divulgação)
Além do visual repaginado e da chegada do quadro de instrumentos configurável, a linha 2018 do RS3 terá o motor 2.5 de 5 cilindros atualizado. Ele ganhou 33 cv, e agora despeja 400 cv nas quatro rodas. Outra novidade é o lançamento da carroceria sedã. Tanto ela quanto o hatch aceleram de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.
Audi RS 5 Coupé (Foto: Divulgação)
Se o A5 só é oferecido em versão sedã, sua variante mais potente, RS5, chega com carroceria cupê. O desenho é caprichado, com direito a queda suave no teto e uma linha de cintura cheia de vindos. Mais do que isso, tem o novo motor V6 da Audi. Compacto, tem apenas 2.9 litros, mas despeja 450 cv nas quatro rodas.
Audi S Q5 (Foto: Divulgação)
Não é só uma letra e visual “invocado” a mais que fazem do S Q5 um SUV esportivo. Ele traz motor V6 de 3 litros e 359 cv, que empurra o utilitário de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Mesmo pertencendo a mesma família, não chega junto com o Q5. Sua chegada deve acontecer mais para o final do ano.
Audi TT RS (Foto: Divulgação)
A versão mais potente do TT compartilha com o RS 3 o motor de 5 cilindros e 400 cv. Mas, como tem melhor aerodinâmica e peso mais baixo, acelera de 0 a 100 km/h em menos tempo: apenas 3,7 segundos. A marca não confirma se irá oferecer apenas a versão cupê ou se a opção conversível também estará disponível.
BMW M4 CS (Foto: Divulgação)
A versão CS do M4 chega ao país até o final de 2017, trazendo em 3.0 de 6 cilindros 29 cv a mais em relação aos 431 cv do modelo “convencional”. Com os 460 cv, este cupê viu seu tempo de aceleração de 0 a 100 km/h cair para 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima (limitada eletronicamente) subiu para 280 km/h. Além disso, há pneus semi-slick, rodas forjadas e diferencial ativo.
BMW X5 M (Foto: Divulgação)
O X5 M foi lançado no exterior há quase dois anos. Mas só agora ele desembarca no país. Assim como o X6 M, ele traz um V8 de 575 cv. Os números de desempenho também são idênticos. Apesar dos mais de 2.200 kg, o SUV é capaz de sair da imobilidade e chegar aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos. Seu preço também deve ser superlativo, próximo dos R$ 675 mil pedidos pelo X6 M.
Chery Tiggo (Foto: André Paixão / G1)
A fábrica de Jacareí (SP) já produz as primeiras unidades do Tiggo 2, maior aposta da chinesa para o Brasil em 2017. Ele foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado. O modelo deve compartilhar o motor 1.5 de 109 cv com o Celer. O objetivo do Tiggo 2 é turbinar as vendas da Chery no país. De quebra, irá enfrentar Jac T40 (veja abaixo) e, mais indiretamente, Honda WR-V. Seu preço deve ficar na faixa dos R$ 60 mil.
Citroën Jumpy (Foto: Divulgação)
O grupo PSA fará uma investida em utilitários a partir de outubro. O primeiro lançamento é a Jumpy, van produzida no Uruguai que deve rivalizar com o Mercedes-Benz Vito. Ela será oferecida somente em versão voltada para cargas, com a carroceria mais longa disponível, de 5,31 metros. Trará motor 1.6 diesel de 115 cv e câmbio manual de 5 marchas.
DS 7 Crossback (Foto: Divulgação)
O grupo PSA trabalha no retorno da marca premium DS. Quando voltar, terá concessionárias independentes da Citroën, diferente do que ocorria antes da saída. Em termos de produto, a principal aposta é o DS 7, crossover que foi escolhido como o novo veículo presidencial da França.
Ford Mustang rodando em testes em Curitiba (Foto: Lucas Rorato/VC no G1)
A Ford já está nos preparativos para o lançamento do Mustang no Brasil. A marca ainda não confirmou versões ou motorizações, mas o esportivo que roda em testes pelo país traz motor V8 de 5 litros e carroceria cupê. O muscle ainda traz câmbio automático de 10 marchas e quadro de instrumentos digital e configurável.
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Honda CR-V 2017 (Foto: Divulgação)
O Cr-v entrou para o cada vez maior clube dos carros turbo. Já à venda nos Estados Unidos, o SUV chega ao Brasil até o final do ano. A Honda só não confirmou ainda que o carro que será vendido no país terá o novo 1.5 de 192 cv ou se vai manter o 2.0 aspirado de 155 cv.
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Hyundai i30 (Foto: Divulgação)
Em dezembro, o diretor de engenharia da Caoa afirmou que a nova geração do i30 seria homologada para o Brasil. Agora, meses depois, a versão “antiga” deixou a tabela de preços da marca. Ainda que este segmento esteja encolhendo, a nova geração deve começar a ser vendida até o final do ano. No exterior, ele tem motores turbo e transmissão de dupla embreagem. Se seguir esta regra por aqui, deve chegar com um grande salto tecnológico em relação ao modelo anterior.
Jeep Compass (Foto: Celso Tavares/G1)
Durante a apuração deste especial, a FCA foi procurada e afirmou que estudava o lançamento de uma nova versão do Compass, com motor 2.0 flex, tração 4x4 e câmbio automático de 9 marchas. Dias depois, no entanto, o Inmetro divulgou a lista da edição 2017 do PBEV. E entre as versões do Compass, surpesa, a 2.0 flex com transmissão AT9, que chega até o final do ano. Atualmente, os modelos 4x4 do grupo possuem motores diesel ou 2.4 flex
Land Rover Discovery (Foto: Divulgação)
As primeiras unidades do Discovery, encomendadas desde março, começam a ser entregues. Além disso, a nova geração do SUV vai aparecendo no showroom das concessionárias Land Rover. São 4 versões, que custam entre R$ 363 mil e R$ 469 mil. Elas trazem motores V6, a gasolina (340 cv) ou diesel (258 cv). Segundo a fabricante, o utilitário está até 480 kg mais leve.
Range Rover Velar (Foto: Divulgação)
Irmão maior do Evoque, o Velar foi mostrado pela primeira vez em março. Ele chega ao Brasil em outubro, e já tem a pré-venda aberta para a versão Dynamic S, que tem motor V6 de 340 cv e custa R$ 383.100. Além desta, serão outras 5 opções, com valores que vão de R$ 291 mil a R$ 513.900. O destaque no interior do Vela é a central multimídia, combinada com uma tela que reúne comandos de ventilação e assistentes de direção off-road.
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Lifan X60 (Foto: Flavio Moraes/G1)
Prometida para o ano passado, a versão com câmbio CVT do X60 chega em meados de julho ao Brasil. Junto com ela vem a reestilização do SUV compacto. Os preços são R$ 67.990 (manual) e R$ 77.990 (CVT). Na mecânica, além da transmissão automática, não há novidades. Segue o 1.8 de 128 cv. A versão com a caixa manual também receberá o visual repaginado.
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O Lifan X80 é apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Flavio Moraes/G1)
O X80 será o maior SUV da Lifan no Brasil. Ele marcou presença no estande da marca no último Salão do Automóvel, e deve desembarcar definitivamente no final do ano – se a programação não atrasar. Trará motor 2.0 turbo de 183 cv e câmbio automático de 6 marchas. Ainda que tenha porte semelhante ao da Toyota SW4, deve concorrer é com o Jeep Compass na tabela de preços.
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Mercedes-AMG E 63 S (Foto: Divulgação)
O sedã consegue ser mais rápido e potente do que o badalado AMG GT R. Isso graças ao V8 de 4 litros e 612 cv, que empurra o grandalhão aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos – marca para deixar muito esportivo com inveja. O E 63 Scomeça a chegar às concessionárias agora em julho, pela bagatela de R$ 699.900. A Mercedes afirma que, de acordo com os opcionais escolhidos, a quantia pode aumentar em até 50%.
Mercedes-Benz GLA 250 (Foto: REUTERS/Mark Blinch)
As mudanças do GLA poderiam fazer parte de um jogo de sete erros. Elas se resumem a pequenas alterações no para-choque, na grade e nas rodas. No interior os botões ganharam novo acabamento e os bancos possuem uma nova padronização no estofamento. O carro, que é produzido em Iracemápolis (SP) desde o ano passado, começa a ser vendido até o fim do ano.
Mercedes-Benz Classe S (Foto: Divulgação)
É preciso um certo esforço para perceber as atualizações visuais do mais luxuoso dos Mercedes. Os LEDs dos faróis do Classe C, por exemplo, ganharam um novo formato, enquanto o para-choque frontal teve as entradas de ar redesenhadas em sua porção inferior. As novidades na cabine são mais fáceis de serem notadas. Caso do novo volante, com comandos mais práticos, e do conjunto de telas de 12,3 polegadas que servem de central multimídia e quadro de instrumentos.
- John Cooper Works Countryman
Mini John Cooper Works Countryman (Foto: Divulgação)
Versão mais esportiva de todos os Mini, a John Cooper Works deve chegar ao Countryman vendido no Brasil até o final do ano. Ela traz o mesmo motor 2.0 da versão S, mas com a potência elevada de 192 cv para 231 cv. Além da mecânica aprimorada, ele tem visual mais “invocado”, com tomadas de ar maiores e um belo conjunto de rodas com acabamento escurecido.
Mitsubishi Pajero Sport (Foto: Divulgação)
A nova geração da Pajero, chamada de Pajero Sport, já roda em testes no Brasil. A marca também não nega o desejo de comercializar o modelo por aqui. O lançamento, no entanto, ainda não foi confirmado. Por outro lado, o veículo já foi testado pelo Latin NCap, e está à venda em outros países do continente.
O ASX AWD é visto no estande da Mitsubishi no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Alan Morici/G1)
A linha 2018 do ASXdesembarca no começo do semestre, sem alterações visuais. A maior novidade é o lançamento do motor 2.0 flex, o primeiro desenvolvido pela marca para o Brasil. Ele desenvolve 170 cv e 23 kgfm com etanol (10 cv e 1 kgfm a mais do que quando abastecido com gasolina). Os preços começam em R$ 122.990.
Nissan Frontier (Foto: Gustavo Epifânio / G1)
Agora que o Kicks é produzido no Brasil e não ocupa mais as cotas de importação do México, a Nissan trará uma nova versão da picape, produzida no país. Isso deve reforçar as vendas da picape, que só tem a configuração topo de linha, e por isso, atualmente é a lanterna do segmento. O Inmetro, ao divulgar números de consumo de quase 1 mil carros no país, antecipou a marca, e confirmou a versão SE, com motor 2.3 diesel e câmbio automático de 7 marchas.
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Nissan Kicks S (Foto: Divulgação)
Além das novas versões, já produzidas no Brasil, terá uma configuração de entrada, S, equipada com transmissão CVT. Custará R$ 79.200, e vai rivalizar com Captur 1.6 CVT e Duster 1.6 CVT. O Kicks S manual não oferece itens como faróis de neblina, quadro de instrumentos digital e partida por botão.
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Peugeot 3008 (Foto: André Paixão/G1)
O lançamento do 3008 foi no final de junho. As unidades da pré-venda inclusive já estão esgotadas. Mas os primeiros carros só serão entregues em meados de julho. Quando chegar ao showroom, também não terá mais o preço de R$ 135.990. Além da carroceria com visual totalmente atualizado, tem ótimo acabamento e bom nível de equipamentos. Deve roubar clientes dos SUVs médios mais vendidos.
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Porsche 911 Exclusive Series (Foto: Divulgação)
O 911 Turbo mais potente Já feito terá edição limitada de 500 unidades para todo o mundo. Poucas delas devem chegar ao Brasil entre o final desde ano e o começo do ano que vem. São 607 cv, extraídos do motor de 6 cilindros contrapostos de 3.8 litros. A Porsche ainda criou uma cor dourada exclusiva, que, além da carroceria, aparece nos detalhes nas rodas e pinças dos freios.
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Porsche Panamera S E-Hybrid (Foto: Divulgação)
Assim como o SUV Cayenne, o sedã-cupê Panamera terá uma versão híbrida à venda no Brasil. Entre as configurações disponíveis na Europa, a escolhida foi a de entrada, 4 E-Hybrid. Ela combina um motor a combustão de 330 cv com um elétrico, de 136 cv. A potência combinada é de 462 cv.
Porsche Panamera Sport Turismo (Foto: Divulgação)
A família Panamera vai ganhar uma nova opção de carroceria, com a bela Sport Turismo. A perua traz como diferencial para o sedã-cupê a traseira alongada, com spoiler que é acionado em velocidades superiores a 170 km/h e a possibilidade de levar 3 passageiros no banco de trás. Ela desembarca no Brasil nas versões 4 (330 cv) e Turbo (550 cv), ainda sem preços definidos.
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Renault Duster CVT (Foto: Divulgação)
Logo depois do Captur com câmbio CVT, chegou a vez de o SUV de visual mais “rústico” ganhar o conjunto mecânico de origem Nissan, composto também pelo motor 1.6 de 120 cv. De acordo com a Renault, esta combinação deve representar 55% das vendas. São duas versões: Expression, por R$ 73.490 e Dynamique, por R$ 78.990.
Conheça o Renault Kwid, que será um dos carros mais baratos do Brasil
Informações técnicas, versões e preços já definidos, só falta o mais importante – o Kwid começar a ser vendido. O subcompacto da Renault chega em agosto, prometendo agitar o segmento. Custará entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, e terá o motor 1.0 menos potente do Brasil (70 cv). Por outro lado, trará, de série, 4 airbags e será mais leve do que a concorrência.
Renault Koleos (Foto: Divulgação)
A chegada do maior SUV da Renault sofreu um atraso. Tudo bem que ele começa a ser vendido agora na Europa. Mas por aqui, originalmente, ele chegaria antes do Kwid. No entanto, as prioridades acabaram invertidas. Certo é que ele começa a ser vendido até o final do ano. Vem da Coreia do Sul e traz motor 2.5 associado a um câmbio CVT.
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Volkswagen Amarok V6 (Foto: Alan Morici/G1)
A Amarok ganhará uma versão topo de linha até o final do ano. Ela é prometida desde o ano passado. Seu destaque é o motor V6 turbodiesel de 226 cv, que fará dela a picape média mais potente do país.
Volvo S90 (Foto: André Paixão/G1)
Maior sedã da marca sueca, o S90 chega ao Brasil com quase um ano de atraso, ofuscado pelo lançamento do XC60. Para concorrer com os também novos Mercedes-Benz Classe E e BMW Série 5, lançará mão da tecnologia de direção semi-autônoma, com um sistema capaz de seguir o veículo da frente e se manter dentro da faixa, assim como seus rivais. Acabamento acima da média e visual caprichado completam o pacote. Resta saber quanto irá custar e em quais versões será vendido.
Nova geração do Volvo XC60 estreia em Genebra e chega ao Brasil no 2º semestre (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)
A versão perua do Golf também chegará reestilizada até o final do ano. A informação parece óbvia, mas os dois modelos são produzidos em locais diferentes. Enquanto o hatch é fabricado em solo nacional, a configuração é importada do México. As alterações, no entanto, são as mesmas, e incluem novos faróis e capô e lanterna com novo arranjo nas luzes. A wagon deve manter o motor 1.4 de 150 cv
Volvo S90 (Foto: André Paixão/G1)
Maior sedã da marca sueca, o S90 chega ao Brasil com quase um ano de atraso, ofuscado pelo lançamento do XC60. Para concorrer com os também novos Mercedes-Benz Classe E e BMW Série 5, lançará mão da tecnologia de direção semi-autônoma, com um sistema capaz de seguir o veículo da frente e se manter dentro da faixa, assim como seus rivais. Acabamento acima da média e visual caprichado completam o pacote. Resta saber quanto irá custar e em quais versões será vendido.
Do Xc60 anterior, restou apenas o nome. O Volvo mais vendido em todo o mundo também deve ser o preferido dos brasileiros. Ele já está com a pré-venda aberta, com preços entre R$ 235.950 e R$ 266.950 – sempre com motor 2.0 de 258 cv. O salto nos preços é justificado pela melhoria no pacote de equipamentos. Há uma série de itens de direção semi-autônoma, incluindo um recurso que muda a trajetória do veículo em caso de colisão iminente.