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Volvo anuncia eletrificação de todos os seus carros até 2019

Volvo anuncia eletrificação de todos os seus carros até 2019

Veículos movidos apenas a combustão estão com os dias contados para a fabricante sueca, que lançará apenas elétricos ou híbridos a partir de 2019.

 

 

 

A Volvo anunciou nesta quarta-feira (5) que todos os seus veículos lançados a partir de 2019 terão um motor elétrico, que poderá ser o único propulsor ou então estar aliado a um sistema a combustão, como nos híbridos.

"Estamos comprometidos a ser a primeira marca premium a ter todo o portfólio com eletrificação. Isto é um compromisso na direção de reduzir nossa pegada de carbono, assim como melhorar a qualidade do ar nas cidades", afirmou Hakan Samuelson, presidente da Volvo.

A fabricante sueca, atualmente nas mãos da chinesa Geely, lançará 5 modelos 100% elétricos entre 2019 e 2021, sendo 3 da Volvo e 2 da Polestar, sua marca de carros de alta performance que será focada em modelos sem motor a combustão.

Além dos totalmente elétricos, a linha da Volvo será complementada por modelos híbridos, com recarga na tomada ou sem. Isto quer dizer que no futuro próximo, a Volvo não terá mais carros puramente a combustão.

 

  • Como funcionam os carros elétricos?

 

Os carros elétricos possuem um motor elétrico no lugar de um motor à combustão, essa é a principal diferença. Outra característica marcante dos veículos elétricos é que eles não fazem praticamente nenhum barulho, não dá para notar a diferença entre o carro ligado e desligado.

Para um carro elétrico funcionar é necessário a combinação de três itens: motor elétrico, bateria(s) e regulador de motor. O regulador obtém energia da(s) bateria(s) e a transmite para o motor.

No pedal do acelerador há dois resistores variáveis (potenciômetros) que transmitem um sinal para o regulador. Isso possibilita que o regulador identifique quanto de energia será necessária.

São utilizados dois potenciômetros, ao invés de um, afim de evitar possíveis problemas e acidentes (como ele ficar preso na posição de máxima aceleração). O regulador recebe sinal de ambos e identifica se os sinais são semelhantes.

Caso os sinais sejam diferentes, o regulador fica inoperante. Se estiver tudo certo, o regulador “pulsa” o motor e este envia a quantidade de energia necessária fazendo com que o veículo entre em movimento.

Os carros elétricos utilizam a bateria de 2 formas: corrente contínua gerada diretamente pela bateria e corrente alternada a partir de inversores de tensão, para alimentar os motores. Em geral há também circuitos que dão aos freios a capacidade de recarregar as baterias pois a força exercida durante as frenagens retorna em forma de energia para a bateria.

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